16 de janeiro de 2015

REPRESSÃO POLICIAL NO PARQUE ANDREENSE, SP.



No Parque Andreense, protesto espontâneo da população contra o AUMENTO das Tarifas foi reprimido com bombas e balas de borracha!
A primeira manifestação se deu no dia 06/01/2015, por volta das 17 h. 
Os manifestantes foram reprimidos pela tropa de choque em pouquíssimo tempo. Sem motivos aparentes, os PM’s dispararam balas de borracha e bombas de efeito moral.
Durante a movimentação, alguns menores foram presos. 
Um menor de 14 anos, que correu para uma trilha, foi perseguido, espancado e ameaçado. (Quebraram o braço do garoto).Uma moça gestante foi abordada a tapas e chutes, ofendida verbalmente   (“porca”, “suja”, “vagabunda”...). A abordagem foi feita de uma forma muito ostensiva. Da viatura, desceram 4 policiais  apontando armas para a cabeça da jovem. Alegando que ela havia ofendido eles.


No segundo dia de manifestação a polícia desarticulou rapidamente o movimento a base de ameaças e muita truculência. 
Houve um acordo para que os manifestantes pudessem permanecer na via até a chegada da mídia. Ilusão. Logo o choque chegou e a hostilidade tomou conta.
Já era noite quando começou a dispersão dos manifestantes a base de ameaças pelos PM’s.
Uma senhora foi abordada e ouviu o seguinte comentário : "você deveria estar em casa dando a bunda, sua vadia"...
Logo, sob o terror do Estado, deixando a população acuada, não houve mais manifestos.
A partir desses episódios, tornaram-se mais recorrentes as agressões aos trabalhadores oprimidos. Ofensas e maus tratos, principalmente aos mais jovens.
Há relatos de que policiais haviam dito que a ordem era pra descer a porrada.
A polícia permanece ainda na  região causando terror na população, transitando todos os dias pelas ruas  da Comunidade do Parque Andreense.
Este texto tem por base os depoimentos de militantes do Comitê Regional Unificado Contra os Aumentos das Passagens de Ônibus no ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário